Nesta oportunidade, gostaria de compartilhar com vocês o artigo intitulado: “Implicações noéticas da leitura e o recurso logoterapêutico da Biblioterapia” publicado em colaboração com a Dra. Suzaneide Oliveira Medrado no volume 12, número 27 da Revista Conhecimento & Diversidade.
Revista Conhecimento & Diversidade
Revista Conhecimento & Diversidade /RCD ISSN 2237-8049 (versão online) é uma publicação do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro e integra a Rede de Instituições La Salle, que se estende a 83 países, incluindo 74 Universidades e 1003 escolas básicas. A Revista integra também a Província La Salle Brasil-Chile e o Projeto Educativo Regional Lassalista Latino-Americano/PERLA.
Nesta revista, são aceitos artigos de diversos cursos e áreas de conhecimento, que tenham aplicações às áreas de ensino, direito, psicologia, área interdisciplinar e educação, com diferentes enfoques e perspectivas de abordagem. Recebem-se artigos com pelo menos um Doutor, e com a possibilidade de coautoria com Mestres e graduados.
A Revista está qualificada como Qualis B2 pela coordenação de acompanhamento de pessoal de nível superior (CAPES), uma fundação vinculada ao Ministério da Educação Brasileiro.
Portaleles e indexadores
Resumo do artigo
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o aporte noético da leitura, que se constitui como o recurso logoterapêutico da Biblioterapia, essa, considerada como uma terapia cujos instrumentos são os livros e, essencialmente, a Literatura. A partir de uma perspectiva existencialista, a leitura é pensada como atividade que conduz à reflexão, uma vez que contém um caráter subjetivo, caracterizado pelo diálogo do leitor com o texto, onde interagem as experiências leitoras e de vida, estas, decorrentes das interações sociais, que influenciam na atribuição de sentido. Por meio da leitura dos textos literários ocorre o processo de identificação do leitor com os personagens, que contribui para a reflexão sobre a vida, para abertura de novas possibilidades e, consequentemente, para solucionar problemas e situações difíceis ou que inclusive se caracterizam como neuroses noógenas ou vazio existencial. Assim, a partir dessa interação mais profunda, é possível dar sentido não só ao texto, mas à própria vida.
Palavras-chave
Leitura. Reflexão. Capacidades noéticas. Biblioterapia. Logoterapia.
DOI:http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v12i27.7411
Autores
Dr. Antonio Martín Román (Argentina)
- Pós-doutorado em Facultad de Psciología de la Universidad de Flores.
- Autor de tese de doutorado “Imaginarios sociales de exreclusos sobre la lectura y el sentido de la vida: la función de la biblioterapia en personas privadas de su libertad (tesis doctoral). Universidad Argentina John F. Kennedy, Argentina”. Universidad Argentina John F. Kennedy.
Dra. Suzaneide Oliveira Medrado (Brasil)
- Pós-doutorado em Facultad de Psciología de la Universidad de Flores.
- Autora de tese de doutorado “La lectura como promotora de la capacidad noética del auto-distanciamiento y de la asertividad”. Universidad Argentina John F. Kennedy.